top of page

Quando devemos nos preocupar com um esquecimento?

  • psibipascoal
  • 29 de mai. de 2025
  • 2 min de leitura

Atualizado: 26 de jun. de 2025

O processo de envelhecimento normal pode levar a mudanças cerebrais que alteram nossa forma de processar e resgatar informações, levando a mudanças na forma que pensamos e nos comportamos.


Mas quando devemos nos preocupar com a possibilidade de estarmos frente a uma Síndrome Demencial? A Síndrome Demencial (ou Demência) não é uma doença única, mas um conjunto de sintomas que afetam a memória, o raciocínio, a comunicação, a regulação emocional e a capacidade de realizar atividades importantes do dia a dia. 


A principal diferença entre uma mudança normal e uma possível doença é dada por meio do impacto social, funcional e nas atividades de vida diária, como gerenciamento de finanças pessoais, utilização de meios de transporte, realizar compras, preparar refeições, cuidar da casa, auto-administração de medicações. 


Quando estamos frente a uma mudança normal em nossa memória demoramos para lembrar o nome de alguém ou uma palavra, mas conseguimos chegar a essa informação. Introduzindo lembretes externos como alarmes, lista de compras, agenda, conseguimos dar conta de nossas atividades do dia a dia. Porém quando se trata de um processo demencial a perda de funcionalidade, ou seja da capacidade de cuidar das coisas do dia a dia o prejuízos passam a ser incontornáveis. 


É muito importante buscarmos ajuda médica pois muitas questões de saúde podem resultar em piora do funcionamento do cérebro, como disfunções metabólicas hipo ou hipertiroidismo, glicemia descontrolada, deficiência de vitaminas, uso errado de algumas medicações e até o uso abusivo de álcool e outras drogas. Também precisamos lembrar que os transtornos de humor como depressão e ansiedade tem impacto no nosso comportamento e memória. 


Por isso quando desconfiamos de alguma questão cognitiva é fundamental procurarmos ajuda médica para investigarmos todas essas questões que são reversíveis e podem melhorar nosso funcionamento cerebral. Ou diagnosticar precocemente uma demência e iniciarmos os cuidados que irão desacelerar a perda das capacidades cognitivas e a qualidade de vida do idoso e sua família. 


ree

 
 
 

Comentários


© 2025 Bianca Pascoal. Desenvolvimento narrativa e design por Sensitiva Digital.

bottom of page